29 de abr. de 2009

Campo de Futebol

AMOR A 1ª VISTA_: Em 1959 c/ a idade de 11 anos em visita à cidade de Presidente Soares, conheci o Colégio Evangélico, e , ai aconteceu o encontro inesquecível, o amor a 1ª vista, o sentimento variado, vi o campo de futebol do Colégio Evangélico, todo verdinho... um gramado aveludado. Diferente daqueles campos de várzeas, de pura areia de praia, da trave de um campo às costa da trave de outro campo, no Bairro de Olaria da cidade fluminense de Adenir Balmant, a nossa maravilhosa Rio de Janeiro.
1º JOGO_: Aconteceu no meu 2º dia de visita e permanência demorada ao campo de futebol, vislumbrando aquele cenário quase mágico, um jogo de residentes em Presidente Soares. Fui chamado a integrar um dos times. Acontecia o surgimento do camisa 7 que tempos depois, afirmam ter sido um dos melhores e mais famoso ponta direita da AECE.
LOCAL DE ENSAIO P/ O 7 DE SETEMBRO_: Vislumbrei durante 8 anos as formações de pelotões p/ os desfiles e seus aperfeiçoamentos, as escapadas, os castigos aos faltosos em fim o encantamento ali obtido após meses de treinamentos.
EDUCAÇÃO FÍSICA_: Todo os dias de 2ª a 6ª feiras às 05h00m nos exercitávamos sob a orientação do inesquecível e muitas vezes “odiado”, Professor Clemente Werner.
SALA DE ESTUDO_: Serviu o campo de futebol para explorar as diversas capacidades ou não, existente neste Pais que, por lá passaram. Muitos tinham o campo de futebol como sua sala de estudo... seu melhor local de concentração para se sobressair numa prova em sala de aula.
ACESSO AOS FUMANTES_: Via obrigatória que conduzia muitos alunos à “pocilga” local “permitido” pela direção do Colégio Evangélico aos alunos que “fumavam ou não”. A “pocilga” estava após cruzar o campo em sua linha divisória e atravessava uma tábua que servia de elo entre o campo e a pocilga e dos olhares múltiplos.
ESPETÁCULO A CÉU ABERTO_: Memoráveis momentos vividos neste local em partidas inesquecíveis de futebol. Grandes e famosos times do futebol brasileiro, fizeram seus atletas derramarem suor em suas gramas benditas... irretocáveis. Inúmeros alunos de toques magistrais deixaram suas marcas - suas saudades neste campo.
RESGATE DA HISTÓRIA_: Rui Gripp completa 55 anos em 1989 de belas jogadas e de invejável capacidade física.
ACESSO LIVRE_: Trilha obrigatória para chegar aos pomares dos Gripps. Esquemas... projetos de fugas... projetos de retorno sem ser apanhados pelos Regentes e a Diretoria. Escolha do melhor horário que normalmente ocorriam antes dos preparativos para as aulas de educação física c/ o Prof Clemente Werner. O material sacrificadamente conseguido era armazenado na marcenaria e recolhidos durante o dia pelos participantes.
AH! O AMOR NÃO VINHA ASSISTIR JOGOS_: A céu aberto iniciava-se os mais intrigantes contatos e as contorções faciais jamais vistas ou conhecidas para a época, com a finalidade de não serem descobertos. Troca de cartas de amor. Ataque dos espiões: alunos que interceptavam as missivas... toma-lhes chantagem. Mas, como sempre, um(a) Regente as recolhiam, e, então alguns finais de semanas de jogos sem comparecerem ao campo de futebol "ao(a)infator(a)".
PRESENÇA SAUDOSA:_ dificilmente o casal Cícero Siqueira deixavam de estar presentes nas arquibancandas embaixo do pé de uma grande mangueira ali existente. As reverências. Os aplausos. O respeito de cada atleta ao casal e a quem os acompanhavam. A preocupação c/ os frutos prestem a cair, por isso muitos eram recolhidos pela parte da manhã nos dias de jogos. Mas a preocupação continuava... e acontecia vez por outras, mas sem atingir o casal de Deus.
QUANTAS EMOÇÕES:_ Choro em cascata do aluno Sapo ao marcar gol decisivo e de esquerda(2 x 1)no jogo contra o Mutum(seleção do interior na época) (perdeu somente p/ AECE), num passe de Zé Antonio Gripp... e o Sapo estava de castigo. Estar frente a frente contra o timaço do Botafogo c/ Nilton Santos, Quarentinha, Cacá, Eduardo, Adalberto... etc. Jogos jamais esquecidos p/ quem os assistiram:_ AECE X NACIONAL de Muriaé – AECE X YPIRANGA de Carangola – AECE X DIVINO de Divino de Carangola – AECE X AIMORÉS de Aimorés – AECE X DEMOCRATA de Governador Valadares – AECE X MALHARIA de MANHUMIRIM – AECE X MUTUM de Mutum... entre outros inesquecíveis confrontos. O time do Malharia nuna admitia perder um confronto c/ a AECE.
O Campo de Futebol do Colégio Evangélico tem estas e muitas... infinitas histórias nas recordações daqueles que estavam jogando como também, de muitos ex-aluno(as) que ali estavam assistindo. É indiscutivelmente um dos locais jamais esquecidos, principalmente pelos eventos ou fatos que o integram à história dos milhares de ex-alunos(as).

Nenhum comentário: